E-mail

atendimento@sabincor.com.br

Telefone

(32) 3249-7002
(32) 3249-7095

Endereço

R. Dr. Edgard Carlos Pereira, 600 Andar S1 - Santa Teresa, Juiz de Fora - MG

Fisiologia e Imagem Intracoronariana

A avaliação fisiológica da doença arterial coronariana vem se tornando o padrão ouro para guiar os procedimento de revascularização miocárdica. Os primeiros métodos não invasivos consolidaram a eficácia dessa estratégia no auxílio da indicação precisa de revascularização, porém apresentam limitação em alguns cenários. Para tanto, surgiram há mais de 20 anos, os primeiros estudos com métodos de avaliação fisiológica coronariana invasiva.

O FFR (Fractional Flow Reserve) ou Reserva de Fluxo Fracionado se consolidou como método padrão ouro na análise por fisiologia intracoronariana de cada artéria do coração. Através da infusão de fármaco vasodilatador nas coronárias, permite a avaliação pormenorizada de lesões específicas, definindo a contribuição de cada estenose na redução do fluxo coronariano. Assim, avalia-se com precisão a necessidade de revascularização e implante de Stents para desobstrução coronariana.

Diversos estudos robustos consolidaram essa ferramenta, com resultados de longo prazo, mostrando a segurança do uso rotineiro da mesma, melhorando o prognóstico dos pacientes.

Outras ferramentas mais atuais e também disponíveis no nosso laboratório de Hemodinâmica do Hospital Albert Sabin, consiste na avaliação fisiológica por métodos classificados como não hiperêmicos, ou seja, em que não há necessidade de uso de fármaco vasodilatador intracoronário.

Dentre os diversos tipos disponíveis atualmente, o RFR (Resting Full cycle Ratio) ou Razão em Repouso de todo o ciclo cardíaco, faz avaliação de maneira específica e mais rápida das diversas lesões coronarianas, sem causar efeitos colaterais. Este método tem a vantagem de avaliar a macro e a microcirculação durante todo o ciclo cardíaco, reconhece o momento de menor resistência e, assim, identifica com acurácia se há lesões limitantes de fluxo que necessitem de revascularização.

Além da análise fisiológica, dispomos no laboratório de hemodinâmica da tecnologia mais atual que existe mundialmente – OCT (Optical coherence tomography) ou Tomografia de coerência ótica. Esse método utiliza luz próxima à infravermelha e devido sua alta resolução espacial, permite a visualização, a reconstrução e a compressão da estrutura das artérias coronarianas.

Assim, se compreende com nítida precisão qual a característica das placas coronarianas que obstruem as artérias e geram risco de Infarto do Miocárdio, permite programar estratégias otimizadas individuais para cada tipo de lesão, de cada artéria, em cada paciente, além de avaliar o resultado final após cada intervenção.

Compartilhar

Marque seu Exame

Exames de Hemodinâmica

Exames de Métodos Gráficos