No dia 17 de agosto de 2020, mantendo sua tradição de pioneirismo no avanço tecnológico, realizou-se no Sabincor, pela primeira vez em Minas Gerais, o implante de CDI multissitio com a tecnologia Multisite Pacing.
Esse tipo de dispositivo agrega uma tecnologia inteligente (Smart CRT) capaz de estimular o coração em vários pontos distintos, elevando as chances dos pacientes com insuficiência cardíaca responderem a terapia de ressincronização cardíaca para mais de 90% (em contraposição aos 70% obtidos pelas técnicas convencionais).
A cirurgia foi conduzida pelo cardiologista Dr. Thiago Schroder, especialista em marcapasso e doutor em Medicina, Tecnologia e Intervenção em cardiologia (USP).
A equipe de Enfermagem e demais técnicos do Sabincor, liderados pela Enfermeira RT Raquel Itaborahy, já familiarizados com as frequentes inovações tecnológicas disponíveis, exerceram um papel crucial.
Presentes também técnicos de São Paulo, Juiz de Fora e Pouso Alegre para suporte.
Além de aumentar significativamente as chances dos pacientes obterem resultados positivos em relação ao tratamento da insuficiência cardíaca, dr. Thiago explica que esse tipo de dispositivo permite mais de 216 combinações diferentes para estimular o coração, o que permite achar modos mais fisiológicos, reduz as necessidades de reoperação por elevação de limiar, prolonga a bateria do dispositivo e aumentam as chances dos pacientes melhorarem parâmetros no ecocardiograma como a fração de ejeção (força de contração do coração).
Os procedimentos com esse tipo de tecnologia chegaram ao Brasil esse ano e o Sabincor, sempre visando qualidade e inovação para saúde de nossa região, foi a primeira instituição fora do estado de São Paulo a realizar esse procedimento.
Essa é uma boa notícia e representa mais uma esperança para os pacientes que sofrem com a Insuficiência Cardíaca e miocardiopatia dilatada (coração aumentado).